APRESENTAÇÃO


Este site foi criado para disponibilizar material didático aos professores do Esquema I - Centro Paula Souza, nas disciplinas Metodologia de Ensino e Currículos da Educação Profissional.

Aqui você encontrará uma série de textos, experiências e propostas de recursos para serem utilizados no dia a dia sempre dinâmico da sala de aula.

Como no ensino-aprendizagem não há receitas e o ensinar é sempre um constante desafio, ficam aqui registradas as muitas vivências de diversos profissionais.

Agora nossos estudos estarão voltados para a Gestão Escolar, assunto importantíssimo para todos.

Espero que gostem !

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

DIFERENÇAS ENTRE 1959 E 2011 ... VALE A PENA LER!


Tempos modernos, ou inversão de valores !

 DIFERENÇAS ENTRE 1959 E 2011 ... VALE A PENA LER!

 por Lu Larranhaga, terça, 16 de agosto de 2011 às 16:05

Cenário 1: João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.


Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e até umas reguadas nas mãos e volta tranqüilo à classe. Esconde o fato dos pais com medo de apanhar mais. Pronto.

Ano 2011: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com transtornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra receita  Rivotril. Transforma-se num zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz e processam o colégio.


Cenário 2: Luiz, de sacanagem quebra o farol de um carro, no seu bairro.

 Ano 1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no traseiro... A Luiz nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso. 

Ano 2011: Prendem o pai de Luiz por maus tratos. Condenado a 5 anos de reclusão e, abster-se de ver seu  filho por 15 anos . Luiz se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes.


Cenário 3: José cai enquanto corria no pátio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o leva pra enfermaria e passa Agua oxigenada para limpar o ferimento.

 Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando. 

Ano 2011: A professora Maria é acusada de não cuidar das crianças e usar remedio sem autorização dos pais. José passa cinco anos em terapia pelo susto e seus pais processam o colégio por danos psicológicos e a professora por negligência, ganhando os dois juízos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida...


Cenário 4: Disciplina escolar

 Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava uma boa "mirada" e/ou encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso pai nos castigava e no resto da semana não incomodávamos mais ninguém. 

Ano 2011: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede silencio e depois desculpas  por repreender-nos. Nosso velho vai até o colégio dar queixa do professor e para consolar o filhinho compra uma moto.


Cenario 5: Diferença racial

Ano 1959: Encontro aquele amigo na rua e o abraço gritando aêeee negãaao e ele me chama de branquela azeda, depois partimos cada um pro seu lado.

Ano 2011:  Negro agora é afro descendente e pronto, mesmo sendo aquele seu amigo ... fora isso é processo na certa!


Cenário 6: Fim das férias.

Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiados num Gordini ou Fusca, é hora de voltar após 15 dias de sol na praia. No dia seguinte se trabalha e tudo bem. 

Ano 2011: Depois de voltar de Cancún, numa viagem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, "panic attack", seborréia, e ainda precisa de mais 15 dias de readaptação.


Cenário 7: Saúde.

Ano 1959: Quando ficávamos doentes, íamos ao INPS, aguardávamos 2 horas para sermos atendidos, não pagávamos nada, tomávamos os remédios e melhorávamos. 

Ano 2011: Pagamos uma fortuna por plano de saúde. Quando temos uma distensão muscular, conseguimos uma consulta VIP para daqui a 3 meses, o médico ortopedista vê uma pintinha no nosso nariz, acha que é câncer, nos indica um amigo dermatologista que pede uma biópsia, e nos indica um amigo oftalmologista porque acha que temos uma deficiência visual.  Fazemos quimioterapia, usamos óculos e depois de dois anos e mais 15 consultas, melhoramos da distensão muscular. 


Cenário 8: Trabalho.

 Ano 1959: O funcionário era "pego" na cera (fazendo nada). Tomava uma bronca do chefe, ficava com vergonha e ia trabalhar. 

Ano 2011: O funcionário pego "desestressando" no site pornô,  é abordado gentilmente pelo chefe dizendo que naquele horário não pode resolver problemas "particulares".  O funcionário acusa-o de assédio moral, processa a empresa que toma uma multa, o funcionário é indenizado e o chefe é demitido.  


Cenário 9: Assédio.

Ano 1959: A colega gostosona recebe uma cantada de Ricardo. Ela reclama, faz charminho mas fica envaidecida, saem para jantar, namoram e se casam. 

Ano 2011: Ricardo admira as pernas da colega gostosona que vai trabalhar de mini saia quando ela nem está olhando, ela o processa por assédio sexual, ele é condenado a prestar serviços comunitários. Ela recebe indenização, terapia e proteção paga pelo estado.

Pergunta-se: 

EM QUE MOMENTO FOI ENTRE 1959 E 2011 QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE BANDO DE IDIOTAS?

Postura Ética do Educador

MUITO INTERESSANTE

Visões alternativas sobre o conceito de currículo são apresentadas a seguir:

  • O currículo tem que ser entendido como a cultura real que surge de uma série de processos, mais que como um objeto delimitado e estático que se pode planejar e depois implantar; aquilo que é, na realidade, a cultura nas salas de aula, fica configurado em uma série de processos: as decisões prévias acerca do que se vai fazer no ensino, as tarefas acadêmicas reais que são desenvolvidas, a forma como a vida interna das salas de aula e os conteúdos de ensino se vinculam com o mundo exterior, as relações grupais, o uso e o aproveitamento de materiais, as práticas de avaliação etc. (Sacristán, J.G., 1995, p.86-87).
  • Currículo é o conjunto daquilo que se ensina e daquilo que se aprende, de acordo com uma ordem de progressão determinada, no quadro de um dado ciclo de estudos. Um currículo é um programa de estudos ou um programa de formação, mas considerado em sua globalidade, em sua coerência didática e em sua continuidade temporal, isto é, de acordo com a organização seqüencial das situações e das atividades de aprendizagem às quais dá lugar. (Forquin, 1996, p.188).
  • O currículo representa muito mais do que um programa de estudos, um texto em sala de aula ou o vocabulário de um curso. Mais do que isso, ele representa a introdução de uma forma particular de vida; ele serve, em parte, para preparar os estudantes para posições dominantes ou subordinadas na sociedade existente. O currículo favorece certas formas de conhecimento sobre outras e afirma os sonhos, desejos e valores de grupos seletos de estudantes sobre outros grupos, com freqüência discriminando certos grupos raciais, de classe ou gênero. (McLaren, 1977, p. 216)

Como elaborar o currículo de forma integrada


A sistematização de conhecimentos na escola, programada para 200 dias letivos, é proveitosa na medida em que faz sentido para cada um dos alunos, para a turma, para a comunidade escolar. Enfim, se há conexão significativa com realidade em que vivem.

Assim, ao elaborar uma proposta curricular que leve a essa integração, não se esqueça de que é preciso:

• Levar em conta que o conceito de currículo, envolve outros três: currículo formal (o conteúdo previsto para ser tratado em determinada série, em Geografia, História, Matemática etc.); o currículo em ação (o que, efetivamente, acontece em sala de aula, do que foi planejado); e currículo oculto (aquilo que tanto alunos quanto professores trazem, carregado de sentidos próprios e que definem os contornos de determinada sala de aula).

• Encontrar formas de fazer com que os conhecimentos universais, da natureza, do corpo humano, da expressão literária, da capacidade de conceber o mundo em quantidades e classes, enfim, o que até bem pouco tempo se chamava de disciplinas, ganhe uma dimensão social, cultural, política e ética.

• Reconhecer e valorizar a identidade e a história de vida dos alunos e professores e as especificidades de cada comunidade escolar.

•  Estabelecer princípios norteadores relativos à Ética (autoridade, solidariedade e respeito ao bem comum); à Política (direitos e deveres da cidadania e respeito à ordem democrática); e à Estética (sensibilidade, criatividade e diversidade artística e cultural).

• Identificar os conceitos, conteúdos e valores que devem ser explorados com os alunos, usando metodologias adequadas e recursos necessários.

• Usar teorias e estudos, balizadores necessários para o sucesso da ação educativa.

• Considerar as várias expectativas dos alunos em relação à vida e à escola, as características gerais da infância, adolescência e juventude, as particularidades de cada uma das crianças, dos adolescentes e dos jovens, em cada etapa de suas vidas.

•Considerar que os alunos têm o direito de aprender e os educadores têm o dever de ensinar.

• Proporcionar aos alunos a oportunidade de se reconhecerem como parte integrante de um meio físico, econômico, social e cultural e de aprenderem os modos de produção e as relações de trabalho estabelecidas entre os homens.

E, no desenvolvimento deste currículo, proporcionar a crianças e jovens:

• Criar, ouvir e contar histórias: lidas, vividas ou imaginadas;

•Criticar e analisar, a seu modo, a vida do seu tempo e de outros lugares, não tendo reforçados conceitos ou comportamentos segregadores, preconceituosos e/ou desrespeitosos;

• Brincar com diferentes tipos de brinquedos e jogos, nas formas próprias, adequadas e desejadas por eles próprios nas diferentes etapas de vida;

• Sentirem-se acolhidos e respeitados na escola, considerando-se suas diferentes formas de ver, de ser, de sentir e de participar;

• Experimentar, descobrir e inventar sempre que possível;

•Crescer sem medo e com vontade de conhecer sempre mais;

• Ser incentivados a perguntar e a manter viva a chama da curiosidade.  

Alunos e pais falam sobre perfis de escolas


Na hora de escolher colégio, famílias analisam valores e método pedagógico

Na hora de escolher onde o filho vai estudar, pais analisam valores e método pedagógico do colégio, além da posição da escola no ranking do Enem.

Conheça perfis de famílias paulistanas que optaram por colégio tradicional (Marista Arquidiocesano), humanista (Oswald de Andrade), alternativo (Waldorf Micael), liberal (Santa Cruz), integral (Nossa Senhora Aparecida) e técnico (Etec Parque Belém).

Veja também:
Tradicional: Ensino religioso e foco na formação
Humanista: Afinidade com ideais dos pais tem peso
Alternativa: A guinada para o método Waldorf
Liberal: Liberdade e autonomia desde o 1º dia de aula
Integral: Escola concentra todas as atividades

Acesse o link para ler as matérias
http://www.estadao.com.br/noticias/
vidae,alunos-e-pais-falam-sobre-perfis-de-escolas,771500,0.htm
http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Noticias/clipping/2011/setembro/20110912.html

MÚLTIPLOS INTERESSES E EXPERIÊNCIAS

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Diferentes idades, objetivos, buscas e experiências tornam o desafio do professor muito maior.

TEORIA E PRÁTICA

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Apresentar uma teoria que possa ser visualizada na prática - esse é o princípio da formação profissional.

TCCs - A VIVÊNCIA PROFISSIONAL

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Estudo Dirigido permitindo a definição de temas adequados para o TCC