“Certa vez, os animais resolveram preparar seus filhos para enfrentarem as dificuldades do mundo e, para isso, organizaram uma escola. Adotaram um currículo prático que constava de CORRIDA, ESCALADA, NATAÇÃO E VOO.
“Para facilitar o ensino, todos os alunos deveriam aprender todas as matérias.
“O PATO, exímio nadador (melhor que o professor), conseguiu notas regulares em vôo, mas era aluno fraco em corrida. Ficou com os pés terrivelmente esfolados e, por isso, não conseguia nadar como antes. Entretanto, como o sistema de promoção era a média aritmética das notas nos vários cursos, ele conseguiu ser aluno sofrível, e ninguém se preocupou com seu caso, naturalmente, só o próprio pato.
“O COELHO era o melhor aluno do curso de corrida, mas sofreu tremendamente e acabou com um esgotamento nervoso, de tanto tentar a natação.
“O ESQUILO escalava admiravelmente, conseguindo belas notas no curso de escalagem, mas ficou frustrado no vôo pois o professor o obrigava a voar de baixo para cima e ele insistia em usar os seus métodos, isto é, em subir nas árvores e voar de lá para o chão. Ele teve que se esforçar tanto em natação que acabou por passar com nota mínima em escalagem, saindo-se mediocremente em corrida.
“A ÁGUIA foi uma criança problema, severamente castigada desde o princípio do curso, porque usava métodos exclusivos dela, para atravessar o rio ou subir nas árvores. No fim do ano, uma águia anormal que tinha nadadeiras conseguiu a melhor média em todos os cursos e foi a oradora da turma.
“Os RATOS e os CÃES DE CAÇA não entraram na sala porque a administração se recusou a incluir as matérias que eles julgavam importantes, como ESCAVAR TOCAS e ESCOLHER ESCONDERIJOS. Acabaram por abrir uma escola particular junto com as MARMOTAS e, desde o princípio, conseguiram grande sucesso.”
Vamos refletir um pouco?
Qual a escola que queremos para os nossos filhos e para nossos alunos ? A que esfolou os pés do pato, sem observar sua aptidão física? A que insistia para que o coelho nadasse e esquilo voasse? A escola presa a padrões rígidos e rigorosos? A escola fechada, que se recusa ouvir ou adotar atitude inovadoras?
Não, caros pais, caros professores, não acredito que esta seja a escola almejada por todos. Pois queremos que nossos filhos e/ou nossos alunos aprendam. A escola deve está voltada para o aluno e para si própria. Ela deve também refletir sobre sua eficácia. Deve aprender enquanto ensina. Contudo, ainda nos deparamos com escolas onde a intolerância e as atitudes inflexíveis estão sempre presentes.
Escola não é de Diretor, Coordenador ou de Secretário. A escola é um ambiente da comunidade, portando de todos. E inserido nessa comunidade está a figura do professor, peça fundamental no processo de ensino/aprendizagem, e a relação entre professor e aluno é fundamental no processo pedagógico. Também destes, com as demais camadas hierárquicas da educação. Mas as palavrinhas mágicas onde estou tentando chegar são bem simples de serem entendidas: ADEQUAÇÃO e HARMONIA.
De acordo com a fábula, a primeira palavra - adequação - foi o motivo da falta de êxito numa escola (por não se adequar) e sucesso noutra escola (por se adequar); a segunda - harmonia - é essencial em qualquer relação, principalmente no ambiente educacional. Devemos, pois, cultivá-las para tornar a escola um lugar atraente, agradável e propício para a aprendizagem.
Entre tantas, esta foi mais uma lição que a releitura da escola dos bichos trouxe para mim.
GILMAR PEREIRA LIMA
APRESENTAÇÃO
Este site foi criado para disponibilizar material didático aos professores do Esquema I - Centro Paula Souza, nas disciplinas Metodologia de Ensino e Currículos da Educação Profissional.
Aqui você encontrará uma série de textos, experiências e propostas de recursos para serem utilizados no dia a dia sempre dinâmico da sala de aula.
Como no ensino-aprendizagem não há receitas e o ensinar é sempre um constante desafio, ficam aqui registradas as muitas vivências de diversos profissionais.
Agora nossos estudos estarão voltados para a Gestão Escolar, assunto importantíssimo para todos.
Espero que gostem !
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(29)
-
▼
setembro
(23)
- DICIONÁRIO...
- O CAVALO E O PORCO
- COMO ELABORAR UM CURRÍCULO DE FORMA INTEGRADA
- SOBRE CURRÍCULO
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: VOCÊ SABE LIDAR COM IS...
- A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO ATUAL
- SÓ DE SACANAGEM by Elisa Lucinda
- A REDAÇÃO DO CURRÍCULO E A ÉTICA
- ENSINAR E APRENDER
- A APRENDIZAGEM DE SER EDUCADOR
- O MENINO DAS TRÊS PALHAS
- SITUAÇÃO PROBLEMA
- PROPOSTAS DE VÍDEOS
- ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES
- OBJETIVOS DO CONSELHO DE CLASSE
- PEDAGOGIA DAS DIFERENÇAS
- ENRIQUECER TRABALHANDO
- O SEGREDO DOS BONS PROFESSORES
- ELABORAÇÃO DE PROJETOS
- A ESCOLA DOS ANIMAIS
- MÉTODOS DE ENSINO
- PESSOAS DIFÍCEIS
- RECURSOS DIDÁTICOS
-
▼
setembro
(23)
MÚLTIPLOS INTERESSES E EXPERIÊNCIAS
Diferentes idades, objetivos, buscas e experiências tornam o desafio do professor muito maior.
TEORIA E PRÁTICA
Apresentar uma teoria que possa ser visualizada na prática - esse é o princípio da formação profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário