APRESENTAÇÃO


Este site foi criado para disponibilizar material didático aos professores do Esquema I - Centro Paula Souza, nas disciplinas Metodologia de Ensino e Currículos da Educação Profissional.

Aqui você encontrará uma série de textos, experiências e propostas de recursos para serem utilizados no dia a dia sempre dinâmico da sala de aula.

Como no ensino-aprendizagem não há receitas e o ensinar é sempre um constante desafio, ficam aqui registradas as muitas vivências de diversos profissionais.

Agora nossos estudos estarão voltados para a Gestão Escolar, assunto importantíssimo para todos.

Espero que gostem !

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PESSOAS DIFÍCEIS

Hoje eu estava conversando com uma amiga, e ela acabou desabafando que estava desanimada e cansada de uma certa pessoa que sempre fala mal dela, quando eu perguntei o motivo ela respondeu que nem mesmo ela sabia ao certo.


Só sabia que essa pessoa estava fazendo com inúmeras outras pessoas tivessem uma visão distorcia e errada da minha amiga.

E isso que está acontecendo com a minha amiga é típico de pessoas invejosas que esquecem muitas vezes de trabalhar e correr atrás de seus sonhos e objetivos para ficar criando histórias e mentiras.

O que recomendei para minha amiga foi esquecer esse assunto, e deixar que esta pessoa fale e invente a vontade mentiras e fofocas delas, que o importante é ela saber quem realmente ela é. E claro tentar se afastar cada vez mais desse tipo de pessoa, invejosa e altamente negativista, pois durante meus anos de vida conheci inúmeras pessoas deste tipo, e algo eu posso admitir nenhum atingiu o sucesso muito pelo contrário.

E você amigo aluno e futuro Técnico em Administração, quais são suas dicas para tratar e lidar com pessoas negativas e invejosas?



Propostas:

a) Veja e reflita sobre o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=sQqUZCpaJOo

b) Veja as dicas da consultora Cátia Rodrigues:

Há pessoas que vivem para atazanar nossa vida. É o chefe mal-humorado que reclama de tudo e de todos, o colega de trabalho que espalha fofocas por onde passa. E aquele amigo, querido, é verdade, mas que adora fazer gracinhas nas horas mais impróprias! Sem falar do parente chato que está sempre arrumando confusão na família. O estresse é tamanho que muitas vezes pensamos que é quase uma missão impossível ter de conviver e trabalhar com essa gente. A boa notícia é que recuperar a sanidade mental depende de nós mesmos. “A primeira coisa a fazer é tentar não estimular o comportamento inadequado dessas pessoas”, afirma o consultor em treinamento Geraldo Baleeiro, que classifica os “malas” em três tipos: os agressivos, os negativos e os fechados. Veja como lidar com eles.

Não lhe dê ouvidos – É muito comum encontrarmos no trabalho pessoas que vivem fazendo comentários maliciosos ou que fingem ser boazinhas para conquistar a confiança da chefia. Os “traíras”, ou “políticos”, estão sempre prontos a agir. Com o tempo, acabam minando o espírito de cumplicidade e camaradagem do grupo. Como destaca o professor Baleeiro, quando lhes dão brecha, eles só fazem “proliferar”. O antídoto, nesse caso, é valorizar e enaltecer o trabalho em equipe, sempre.

Evite confrontos – Pessoas com temperamento difícil, que têm acessos de raiva fora de hora, deixam claro sua imaturidade e falta de controle emocional. Para lidar com esse espécime, o ideal é manter sempre um tom amigável. Nada de ironias e deboches. Ouça-o com atenção e procure entender o porquê de tanta agressividade.

Cuidado com quem fala – É fácil identificar os mentirosos de plantão. Eles nunca assumem seus erros e fazem qualquer coisa para se safar de situações embaraçosas, geralmente causadas por eles mesmos. “Pessoas deste tipo não têm crédito nenhum”, afirma o consultor. “E mais: normalmente não caem em desgraça sozinho”. Por isso, o melhor é checar tudo o que dizem. Não embarque numa história furada, pois o maior prejudicado pode ser você.

Não seja indiferente – Realmente não é nada fácil lidar com aquelas pessoas que se sentem injustiçadas por qualquer motivo. Se estão participando de alguma reunião de trabalho, por exemplo, não fazem o pingo de força para participar das discussões. Simplesmente entram mudas e saem caladas. Para tentar reverter essa situação e trazer os “reclusos” de volta para o convívio social, a primeira providência é descobrir suas fraquezas, seus medos. Com base nas informações, monte algumas estratégias de aproximação. Só assim poderá ajudá-los.

Seja assertivo – Ao contrário dos “reclusos”, os chamados “mártires” geralmente falam pelos cotovelos, mas sempre de maneira negativa. Desrespeitam normas e chefias. Zombam e criticam tudo e todos. Neste caso, aja rápido. Tenha uma conversa franca e direta para entender seu comportamento hostil. Monitore seus passos para impedir que contagiem as pessoas ao redor. “Se nada funcionar, a solução será demiti-los”, afirma Baleeiro.



c) Um pouco mais de reflexão...

http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/videos/trabalhar-pessoas-dificieis-507331.shtml

d) Faça dinâmicas de grupo

http://www.youtube.com/watch?v=i1VSAegysZ8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=DRTRg0ZLt4o&feature=related



e) Explore os talentos. É a diversidade de capacidades que se intercomplentam que enriquece a equipe. Cada um tem seu valor ( não há incapazes, nem há insubistituíveis).

Organize uma oportunidade para que cada um explore suas potencialidades.

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