APRESENTAÇÃO


Este site foi criado para disponibilizar material didático aos professores do Esquema I - Centro Paula Souza, nas disciplinas Metodologia de Ensino e Currículos da Educação Profissional.

Aqui você encontrará uma série de textos, experiências e propostas de recursos para serem utilizados no dia a dia sempre dinâmico da sala de aula.

Como no ensino-aprendizagem não há receitas e o ensinar é sempre um constante desafio, ficam aqui registradas as muitas vivências de diversos profissionais.

Agora nossos estudos estarão voltados para a Gestão Escolar, assunto importantíssimo para todos.

Espero que gostem !

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MÉTODOS DE ENSINO

Quando ingressei no nível superior de ensino, me deparei com uma série de termos que os professores utilizavam, mas, nem sempre explicavam o que significavam e como deveriam ser executados. Só diziam: "quero um simpósio", ou "realizaremos um estudo de caso", ou "preparem um seminário para tal dia".


Assim, sempre recorria a um material que já tinha há muito tempo para decifrar alguns termos (métodos) e saber como utilizá-los da forma correta.

Então, a partir de hoje vou postar esse material sobre métodos de ensino-aprendizagem, quando usá-los e também apresentarei as vantagens e desvantagens de cada um (por ser um pouco antigo, não possuo mais as referências)...

Então, quando seu professor na universidade, ou você mesmo, desejar realizar um PAINEL PARLAMENTO, por exemplo, saiba 'como' e o 'que' fazer direitinho...

DISCUSSÃO EM PAINEL


É uma conversação diante de um auditório sobre um tópico previamente selecionado; requer três ou mais participantes e um líder.







Utilizar este método quando...

• ... quiser apresentar pontos de vista diferentes;

• ... houver pessoas qualificadas para formar o painel;

• ...o assunto principal for complexo para ser discutido pelo grupo todo;

• ...desejar analisar vantagens e desvantagens na solução de um problema.



SIMPÓSIO



É uma série de palestras curtas realizadas por diversas pessoas. As palestras apresentam diferentes aspectos de um tópico.









Utilizar este método quando...

• ... desejar apresentar diferentes aspectos de um tópico;

• ... o grupo for grande;

• ... o grupo necessitar de informação concisa;

• ... bons oradores puderem ser aproveitados;

• ... não for preciso a participação do auditório;

• ... os assuntos principais já estiverem determinados.

Vantagens:

• Pode ser usado com grupos grandes e pequenos;

• Pode ser usado para apresentar muita informação em curto período de tempo;

• Focaliza problemas;

• A mudança de oradores desperta interesse e dinamiza na variedade de informações e na forma de apresentá-las;

• Pode ser planejado completamente antes da hora (Opinião da Amiga da Pedagogia: Isto não é indicado em nenhum método educativo)

Limitações:

• Falta de espontaneidade e criatividade;

• Falta de interação do grupo;

• Enfatiza o assunto princiapal;

• É formal;

• Dependendo da personalidade dos oradores, poderá enfatizar excessivamente o conteúdo;

• É difícil controlar o tempo;

• O ponto de vista dos oradores pode limitar a visão dos participantes;

• Requer cuidadoso planejamento para assegurar uma apresentação adequada.





PAINEL - PARLAMENTO













Utilizar este método quando...

• ...desejar apresentar um assunto e sentir a reação do auditório;

• ... desejar que um grupo participe de uma discussão;

• ... desejar tratar de assuntos difíceis, antes de permitir a discussão pelo auditório;

• ... tiver tempo suficiente;

• ... desejat analisar as vantagens e desvantagens de uma solução para algum problema;

• ... puder contar com a participação de pessoas qualificadas;

• ... apresentar pontos de vista diferentes.

Vantagens:



• Permite a participação de todo o grupo;

• Oferece oportunidade para todos;

• Permite que o público dialigue;

• Canaliza a atenção;

• Permite ventilar as opiniões dos que formam o painel;

• Levanta problemas;

• Apresenta pontos de vista diferentes.

Limitações:

• Consome bastante tempo;

• Requer um moderador habilidoso;

• O assunto principal pode ser facilmente desviado;

• O público poderá não ter habilidade para fazer perguntas acertadas;

• Permite aos "mais faladores" tomar muito tempo da discussão aberta.





SIMPÓSIO - PARLAMENTO









Utilizar este método quando...

• ...deseja-se prover interação do grupo depois do simpósio;

• ...a combinação entre a apresentação do conteúdo e a reação da audiência for necessária;

• ...os assuntos difíceis precisarem ser tratados, mas previamente estudados antes de discutidos pelo público;

• ...for observado tempo suficiente para usar o método;

• ... apresentar pontos de vista diferentes com o propósito de reação do grupo;

• ... o grupo for grande;

• ... o grupo necessitar de informação concisa.

Vantagens:



• Aumenta o interesse do público pelos valores do simpósio;

• Pode ser utilizado para transmitir muita informação em pouco tempo;

• Focaliza problemas;

• A mudança de oradores aumenta o interesse;

• A reação do público estimula atenção proposital.

Limitações:

• Depende de muito tempo;

• A reação do grupo é mais demorada;

• É difícil controlar o tempo;

• O período de execução desse método pode possibilitar a fuga do assunto central.









Métodos de ensino: como e quando utilizar (continuação)

EQUIPE DE OBSERVADORES







São equipes formadas pela divisão da assistência antes da apresentação de um assunto. Cada grupo deve ser orientado a ouvir a exposição de um assunto com específicas observações em mente. Depois, cada equipe apresenta o resultado das observações previamente determinadas.





Usar este método quando:



• ... quando idéias importantes, de alguma forma, passarem despercebidas;

• ... para enfatizar vários aspectos de um determinado problema;

• ... quando o grupo for grande;

• ... para dar direção à discussão;

• ... para apresentar informações.



Vantagens:



• Pode ser usado com qualquer quantidade de pessoas;

• Destaca certas idéias à parte do todo;

• Dá aos ouvintes um propósito específico;

• Desenvolve a atenção;

• Orienta as observações de forma ordenada;

• Cria interesse;

• Reduz a possibilidade de que apenas uma pessoa domine a discussão, por permitir e estimular a participação de todos do grupo.



Desvantagens:



• Existe os risco dos observadores prestarem atenção apenas aos pontos que foram solicitados a observar;

• Tende a depreciar o todo (conteúdo).

Quando e como utilizar os métodos de ensino (Parte 2)



DEBATE

É o método no qual oradores falam a favor e contra uma proposição, apresentando seus pontos de vista. Depois da apresentação da matéria, pode-se ou não refutá-la. Em lugar de réplicas, os membros do grupo podem fazer perguntas aos oradores.





Quando usar este método:



• Quando certos assuntos precisam ser destacados e estudados atenciosamente

• Para estimular análise

• Para apresentar pontos de vista diferentes

• Quando desejar apresentar fatos sobre ambos os lados de um problema

• Quando houver grandes grupos



Vantagens:



• Destaca e enfatiza uma questão

• Apresenta ambos os lados de uma questão

• Encoraja a análise pelo grupo

• Cria interesse

• Prende a atenção

• Pode ser usado com grandes grupos





Limitações:



• O espírito de competição pode ser muito forte

• Os membros podem formar uma impressão equivocada dos oradores

• Limita a participação do grupo a menos que seja seguida por discussão

• Pode exaltar os ânimos



Vou apresentar meu 1º seminário na faculdade/universidade, e agora?

Calma!Sem sustos!Todo mundo que chega ao curso superior,

algum dia precisará apresentar um seminário

como atividade avaliativa solicitada por um professor...

Algumas pessoas ficam muito nervosas com essa experiência, mas com preparação antecipada e treino, você poderá se sair muito bem...até porquê, até seu professor mais "carrasco" já teve sua 1ª vez com seminários e certamente ouviu observações sobre pontos que precisaria melhorar.

Como no curso de Pedagogia temos muita experiência (prática) com esse tipo de atividade -- e tenho alguns julgamentos em relação a isso, mas não é o caso expor agora -- pensei em pontuar algumas experiências que vivenciei nos meus anos de academia enquanto estudante.

E como sempre digo, espero que sirva para alguém... se ao menos uma pessoa for ajudada com essas observações já fico satisfeita!



• Padronização na roupa da equipe que apresentará o seminário: se não for possível mandar confeccionar camisas com o tema do seu trabalho e o nome do seu curso, a sugestão é padronizar a cor...passa organização para o professor e mostra que você e sua equipe pensou nos detalhes.

• Outro detalhe em relação ao que vestir, é não exagerar nos acessórios, cores fortes etc., pois é o conteúdo apresentado que deve chamar atenção e não o que você veste ou usa. Tenha cuidado com roupas curtas ou "barriguinha" aparecendo também. Isso acaba sendo uma preparação, pois, certamente, quando você estiver trabalhando em uma escola esses trajes não serão permitidos.

• Prepare a sala onde ocorrerá o seminário antecipadamente, chegue cedo para ver todos os detalhes: prepare uma toalha para colocar na mesa central e um arranjo. Detalhe, o arranjo não deve atrapalhar a visualização. Toalha e mesa ficam melhores em tons neutros e que combinem!

• Providencie copos com água ou pequenas garrafas de água mineral para os componentes que defenderão o trabalho;

• Se por acaso você não possuir um passador de slids, providencie antecipadamente alguém que fará isso para você.



• Os alunos podem apresentar sentados ou em pé (vai depender de como se sentirem melhor). Se por acaso ficarem de pé, atentem para não ficar de costas para a turma e para o avaliador, e ainda, não ficar na frente dos slids ou transparências;

• Organize a equipe para que sente na ordem da apresentação;

• Se for possível, organize a sala de uma forma que os retardatários não atrapalhem seu trabalho e concentração quando entrarem;

• Verifique todo o equipamento antecipadamente (solicitação, arrumação e teste): data show ou retroprojetor, pincéis e apagador, caixa de som, microfone etc. para ter certeza que eles não falharão quando vocês for utilizá-los;

• Tenha cuidado com frases erradas e clichês do tipo: "a minha parte fala sobre tal coisa"; "agora vou dar prosseguimento a minha parte no trabalho"; "muitas das vezes"; "para mim fazer" (incrivelmente eu presenciei muito isso)... Apenas dê continuidade ao assunto do colega. Se você for o primeiro da equipe apresentar, apresente todos os componentes da equipe. Mesmo que a turma inteira se conheça, pode ser o professor não saiba o nome de todos os alunos.

• Você tem que saber todo o conteúdo do trabalho... Alguém pode faltar e não será interessante parte do trabalho não ser apresentado por que a "parte" faltou;

• Não leve os textos que você pesquisou a apresentação: digite o que você vai falar (esboço). Organize de acordo com os tópicos que você organizou para apresentar no slid;

• Sobre os slids: não carregue suas apresentações com grandes textos. Utilize tópicos, e, no seu controle pessoal (esboço) anote (ou digite) explicações e conteúdos maiores que direcionarão aquilo que você irá apresentar;

• Evite apenas ler o que está escrito no slid: explane algo, sua idéia, por mais simples que seja!

• Tente passar confiança, serenidade... Treine em casa, na frente do espelho!Isso ajuda muito!

• Pode parecer engraçado, mas, olhe para a testa das pessoas e fale compassadamente...

• E, se for possível, faça cópias digitadas e organizadas para que a turma e o avaliador possam acompanhar seus tópicos.

• Não estude partes!Estude tudo!Toda equipe deve conhecer todo o conteúdodo do tema trabalhado.

• E por fim, leia, releia, compreenda os textos pesquisados e faça um pequeno resumo do que leu. Esse resumo servirá para sua explanação. Outra dica é fazer esquemas. Aqui no blog, disponibilizo alguns esquemas que fiz para que você tenha uma idéia de como proceder. O esquema que você fizer pode fazer parte do seu slid e apresentação.

Bem, essas foram atitudes que eu, em equipe, tomei e, também, tive a oportunidade de observar em outras equipes. Práticas como essas deram bons resultados enquanto acadêmica de Pedagogia.

No mais, digo de forma positiva que os desafios estão só começando e depois que você "pega o ritmo" tudo fica mais tranqüilo. Lembre-se: você está no início e está estudando para aprender!E se errar, é errando que se aprende!Não fique constrangido se na sua sala existirem pessoas que falem melhor, sejam desinibidas ou que tenham o dom da oratória! Alguns talvez já tenham mais prática em falar em público, mas isso não torna ninguém melhor ou pior, não é mesmo?

http://amigadapedagogia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MÚLTIPLOS INTERESSES E EXPERIÊNCIAS

MÚLTIPLOS INTERESSES E EXPERIÊNCIAS
Diferentes idades, objetivos, buscas e experiências tornam o desafio do professor muito maior.

TEORIA E PRÁTICA

TEORIA E PRÁTICA
Apresentar uma teoria que possa ser visualizada na prática - esse é o princípio da formação profissional.

TCCs - A VIVÊNCIA PROFISSIONAL

TCCs - A VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Estudo Dirigido permitindo a definição de temas adequados para o TCC